A aceitação dos cabelos naturais crespos é cada vez mais comum e, por isso, muitas mulheres estão optando pela transição capilar. Com esse movimento em ascensão, cabelos crespos e cacheados volumosos são tendência para 2021! Mas é importante lembrar que para mantê-los belos e saudáveis é necessário cuidar de suas mechas. Cada vez mais produtos profissionais especializados neste tipo de cabelo estão sendo desenvolvidos e podem fazer parte de sua rotina capilar.
Muitas pessoas confundem os cabelos crespos com os cacheados, mas os crespos normalmente são fios mais finos com ondas bem fechadas e tendem a ser mais ressecados. Por isso, exigem cuidado extremo e produtos específicos. Confira algumas dicas a seguir:
1. Não lavar na água quente (mesmo durante o inverno!)
A temperatura elevada durante a lavagem dos fios crespos, que já são frágeis, retiram a oleosidade natural dos fios, ressecando-os e danificando a fibra capilar.
2. Saiba como pentear
Cabelos crespos NUNCA devem ser desembaraçados enquanto secos. Além de doer, pode quebrar os fios. A melhor hora para pentear o cabelo é durante o banho, após aplicar condicionador ou máscara hidratante, começando de baixo para cima. Tenha paciência, leve o tempo que precisar. E não use pentes finos, estes são bons apenas para finalizar o baby hair. Compre pentes largos ou escovas específicas para cabelos crespos.
3. Não lave o cabelo todo dia
Além da dificuldade e demora para secar o cabelo, lavar todo dia pode ressecar ainda mais os fios. Cabelos crespos não são oleosos, por isso não há problema.
4. Shampoo apenas na raiz
O shampoo possui ativos adstringentes que, assim como a água muito quente, retiram o óleo do fio, deixando-os ressecados. Como o comprimento e as pontas do cabelo crespo já sofrem com o ressecamento, o ideal é aplicar shampoo apenas na raiz para limpar o couro cabeludo.
5. Hidratação constante
Destacamos que a principal dificuldade de cuidar dos cabelos crespos é evitar o ressecamento. Por isso, aposte na hidratação com frequência! O ideal é hidratar sempre que lavar o cabelo.
6. Aposte na umectação
Incorpore o processo de umectação na sua rotina capilar, pois as máscaras com óleos vegetais são perfeitas para repor os nutrientes perdidos e a oleosidade necessária. Novamente, reduzindo o ressecamento dos fios.
Todas essas dicas se aplicam para os cabelos tipo 4A, 4B e 4C, mas existem sim cuidados específicos para cada tipo. Para acompanhar mais dicas continue lendo nosso blog!