Manter os cabelos hidratados e saudáveisno verão parece uma tarefa muito complicada, especialmente se a rotina de praia, piscina e muito sol é aproveitada ao máximo? Mas o cabeleireiro tem papel fundamental na hora de guiar suas clientes para escapar do ressecamento!
A Ponto Bela separou um guia completo para você orientar suas clientes que querem investir em cabelos bonitos no verão!
Todo cabeleireiro profissional sabe que o Leave-in é indispensável na hora de usar ferramentas de calor (secador, chapinha, babyliss), principalmente no verão, em que a proteção térmica é mais importante do que nunca!
O produto serve para proteger tanto dos aparelhos, quanto dos efeitos do próprio sol. Ademais, o Leave-in é responsável por prevenir danos causados pela alta temperatura desses utensílios, reduzir o frizz e deixar as madeixas com mais brilho.
HIDRATAÇÕES SEMANAIS
Por causa do ressecamento causado pelo sol e por banhos de mar ou piscina, é necessário repor os níveis de água nos cabelos com hidratações capilares frequentes em casa. E nada de preguiça, viu?
Assim, vale apostar em máscaras de tratamento ou ampolas pelo menos uma vez na semana para garantir brilho e maciez das madeixas!
EVITAR PRENDER O CABELO ÚMIDO
É muito comum mulheres prenderem o cabelo logo que saem da piscina ou do mar, mas isso pode ser prejudicial aos fios. Deixar a nuca e os ombros sempre livres em dias de calor é ótimo, mas não com os cabelos úmidos, pois assim corre o risco de arrebentar os fios e deixá-los mais opacos.
O ideal é que fique totalmente seco para apostar em um penteado todo preso.
CHAPÉUS DE PALHA OU LENÇOS DE CETIM
Além do uso do Leave-in, você pode recomendar que suas clientes usem chapéus de palha ou lenços de cetim/seda para proteger do sol.
É uma ótima medida para blindar fios e o couro cabeludo dos efeitos dos raios UV. Você pode pesquisar estilos diferentes com amarrações variadas, para ter um repertório completo de estilo para suas clientes.
PREPARAÇÃO ANTES DE MERGULHAR
Um bom truque para blindar os fios de danos é aplicar um óleo capilar ou creme de pentear nos fios antes de mergulhar.
Isso vai ajudar a criar uma película de proteção nos cabelos, garantindo que eles não sejam tão danificados pelo contato com o sal do mar ou o cloro da piscina.
ENXAGUAR OS FIOS PÓS-PISCINA/PRAIA
E o cuidado ocorre depois do mergulho também! Deixar o sal do mar ou cloro da piscina por muito tempo nos cabelos pode deixar os fios ressecados e quebradiços, no caso das loiras pode ser até pior.
Por isso, oriente suas clientes a lavar os cabelos com água doce logo após os mergulhos. Algo bem simples, que pode evitar danos indesejados ao cabelo.
EVITAR QUÍMICAS CAPILARES
Toda química capilar pode agredir os fios, mas isso é intensificado durante o verão. Nessa época, o cabelo sofre muitas agressões externas, devido aos dias de praia, sol e piscina. Assim, reduzir a quantidade de procedimentos químicos é essencial!
Um cabeleireiro profissional deve estar preparado para tirar quaisquer dúvidas de seus clientes, em qualquer época do ano. Confira mais dicas assim em nosso blog!