Se você trabalha com profissionais autônomos (cabeleireiro, manicure, esteticista), talvez você se sinta inseguro com relação às regras de um salão de beleza.
Contudo, é importante lembrar que todo e qualquer ambiente de convívio social exige o cumprimento de regras para garantir o bom funcionamento do salão e a boa relação entre os membros da equipe.
Além de conteúdos sobre cabelos e cosméticos, por exemplo, a Ponto Bela também produz artigos sobre empreendedorismo para cabeleireiros profissionais.
Neste texto, você encontrará dicas para implementar regras em seu salão de beleza.
Você não pode cobrar horário de um profissional autônomo, com base no seu horário. Entretanto, se ele abriu a própria agenda às 10h e neste horário já possui cliente agendado, é obrigação dele comparecer na hora marcada.
Situações de atraso ou falta do profissional podem manchar a imagem do seu salão com os clientes. Dessa forma, o profissional autônomo pode escolher o horário que vai trabalhar, cabendo à empresa aceitar ou não, mas é essencial que ele cumpra o horário que disponibiliza para os clientes.
VESTIMENTA
Se você exige uniforme com logo do salão, é desejável que ofereça no mínimo duas peças de roupa para cada funcionário.
Ademais, se ele for CLT, você deve fornecer o uniforme ou a compra da roupa pode ser acordada na contratação. A vestimenta é uma das formas de facilitar a identificação dos funcionários dentro de um salão de beleza.
Assim, uma alternativa para o uniforme é a padronização das cores das roupas. Ou seja, exigir que todos usem roupas pretas para trabalhar ou qualquer outra cor que combine com o salão de beleza.
OUTRAS REGRAS
Você quem faz as regras dentro do seu salão (mas procure sempre conversar com seus funcionários antes), assim, você pode definir as regras que achar melhor. Por exemplo:
Cabeleireiros, esteticistas e manicures não podem ficar na recepção para não atrapalhar o movimento;
Funcionários não podem fumar na frente do salão em horário de funcionamento;
Caso o funcionário almoce na cozinha do salão, ele fica responsável pela limpeza dos utensílios;
Organização da bancada de cada profissional;
Não mexer no celular enquanto estiver atendendo um cliente.
CONSEQUÊNCIAS
Criar as regras é fácil, mas fazê-las funcionar nem sempre é. Dessa maneira, deve-se instituir consequências, mas lembre-se de definir consequências que você pode cobrar. Por exemplo, não adianta ameaçar dispensar o funcionário se não houver substitutos para ele naquele dia.
A melhor resolução para o descumprimento de alguma regra é a conversa. Chamar o profissional para conversar, explicar a importância das regras e se colocar à disposição. O importante é ser uma consequência que você possa colocar em prática, caso contrário, não surtirá efeito.
Para facilitar a implementação de regras, procure anunciá-las em reuniões com a equipe, de modo que vocês possam construir regras em conjunto. Essas regras já possuem o apoio de funcionários, o que vai facilitar suas implementações e evitar futuras confusões.
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