Fios elásticos, ressecados, quebradiços e difíceis de desembaraçar são sinais de cabelo poroso. Isso indica que a lesão está na camada mais profunda da fibra capilar, a cutícula. Mas o que isso significa?
Se você já recebeu clientes com essas reclamações sobre o cabelo, é hora de saber como tratá-los sem enrolação! E é por isso que a Ponto Bela está aqui:
A porosidade do cabelo é uma característica da fibra capilar que indica o grau de abertura das cutículas, a parte mais externa da fibra capilar.
Em outras palavras, ela determina o quanto o cabelo pode reter e absorver a umidade e outros nutrientes necessários.
PRINCIPAIS CAUSAS:
Alta exposição solar;
Excessivos procedimentos capilares sem proteção;
Químicas como alisamento, tingimento, descoloração;
Fatores naturais além do sol, como por exemplo vento e água do mar, alteram o pH do cabelo, resultando na abertura da cutícula capilar;
Uso frequente de secador, chapinha e babyliss.
TIPOS DE POROSIDADE:
Antes de tudo, vale destacar que existem três tipos de porosidade capilar e cada um deles deve receber um tratamento diferente.
Baixa porosidade: as cutículas estão bem fechadas, o que dificulta a absorção de água e nutrientes.
Média porosidade: as cutículas estão meio abertas, ou seja, os fios conseguem absorver a água e os tratamentos facilmente.
Alta porosidade: as cutículas estão muito abertas. Dessa maneira, a perda de água e nutrientes é maior. Então, os fios ficam mais ressecados, com frizz e até quebradiços.
DESSA FORMA, COMO TRATAR O CABELO POROSO?
O tratamento começa internamente, com alimentação equilibrada e ingestão adequada de água. Além disso, é importante investir em produtos de qualidade para lavagem e tratamento dos fios que ajudem na hidratação, nutrição ou reconstrução.
MAS COMO SABER O QUE O MEU CABELO PRECISA?
Existe um truque muito utilizado por quem realiza o Cronograma Capilar chamado Teste de Porosidade. Ele indica qual a necessidade do cabelo e quais os nutrientes que os fios mais necessitam.
Assim, para realizar o teste, basta cortar apenas um pedaço do fio de cabelo e jogá-lo em um copo com água, por cerca de 1 a 2 minutos, e analisar a situação:
Se o fio boiar, seu cabelo precisa de hidratação. Ademais, indica baixa porosidade: os fios estão ressecados, ásperos e sem movimento
Se o fio não boiar nem afundar, seu cabelo precisa de nutrição. Os fios estão com porosidade normal, porém embaraçam com facilidade, estão muito arrepiados e sem brilho.
Por fim, se o fio afundar, seu cabelo precisa de reconstrução. Isso também indica alta porosidade: os fios estão finos, porosos e com menos densidade, ou passaram por algum procedimento químico recente.
Todo e qualquer cabeleireiro profissional deve ser capaz de analisar cada situação e orientar sua cliente para o devido cuidado com os cabelos.
Por isso, a Ponto Bela está sempre separando dicas, conselhos e guias sobre o mundo profissional capilar! Continue acompanhando nosso blog.