8 dicas de como cuidar de cabelos oleosos

Dicas

A oleosidade não é um problema que está presente apenas na pele. Ela também pode afetar o cabelo e causar bastante incômodo à saúde do couro e dos fios como, por exemplo, coceira, caspa e aquela sensação de sujo. Por isso, a Ponto Bela separou 8 dicas para cuidar de cabelos oleosos ou mistos, além do uso de produtos especiais para controle da oleosidade sem ressecar os fios e deixá-los mais saudáveis.

1. LAVAR EM DIAS ALTERNADOS

Se engana quem acredita que quanto mais lavar os cabelos, mais rápido vai sair a oleosidade. Na verdade, isso pode acarretar em um efeito rebote, ou seja, o corpo pode entender que é preciso produzir mais oleosidade para repor o que foi perdido. Assim, o mais indicado é alternar os dias de lavagem.

2. EVITAR ÁGUA QUENTE

A água quente pode gerar maior ressecamento da pele e couro cabeludo, de modo a estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade. Dessa forma, o ideal é tomar banho com a água morna, ou o mais fria possível, para evitar este efeito. E não se engane: não adianta tomar um banho quente e depois apenas finalizar com um jato frio, pois a glândula já foi estimulada previamente.

8-dicas-de-como-cuidar-de-cabelos-oleosos

3. CUIDADO COM O COURO CABELUDO

Na hora de lavar o cabelo, não esfregue a raiz com muita força e evite utilizar as unhas. Isso pode machucar o couro cabeludo ou até incentivar as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo para proteger a região.

4. CABELOS OLEOSOS TAMBÉM PRECISAM DE HIDRATAÇÃO

A hidratação é um procedimento essencial para manter todos os tipos de cabelo saudáveis. No caso dos cabelos oleosos, basta utilizar produtos específicos e evitar a raiz, passar apenas nas pontas.

5. NÃO EXAGERAR NO CONDICIONADOR

O abuso de condicionador pode ser uma das causas da oleosidade excessiva do cabelo. Para quem tem cabelo curto, às vezes, não há necessidade de utilizar este produto. Já para os cabelos longos, o ideal é usar condicionador apenas nas pontas (exceto em casos de cabelos com química que exigem mais hidratação). 

8-dicas-de-como-cuidar-dos-cabelos-oleosos

6. SHAMPOO SECO PARA EMERGÊNCIAS

Lavar o cabelo todos os dias não é o ideal, portanto, o cabeleireiro pode recomendar um shampoo a seco, semelhante a um talco, que ajuda a retirar o excesso de sebo do couro cabeludo. Mas atenção: ele só deve ser usado em emergências, nunca deve ser estimulado como um hábito diário, visto que sua formulação não remove toda a sujeira.

7. EVITAR CREMES SEM ENXÁGUE

Uma das possíveis causas da oleosidade são os resíduos que ficam nos cabelos e podem gerar a proliferação de fungos, aumentando a quantidade de sebo no local. Estes resíduos podem obstruir os poros de saída das glândulas na região do couro cabeludo, correndo risco de evoluir para um quadro de dermatite.

Além disso, as glândulas que não foram obstruídas acabam produzindo mais óleo para suprir a ausência das demais. E os cremes sem enxágue podem acarretar nisso. Portanto, o recomendado é utilizar sempre nas pontas ou até optar por fórmulas mais líquidas. 

8. CUIDADO COM OS ACESSÓRIOS DE CABELO

Bonés, bandanas, faixas de cabelo e tiaras são perfeitos para disfarçar nos dias que o cabelo não amanheceu bom, mas eles podem abafar a raiz e deixar os fios mais oleosos. Então, apenas não abuse dos acessórios.

Cabeleireiros profissionais também são fontes de informação para seus clientes. Por isso, mantenha-se atualizado no mundo da beleza com a Ponto Bela e continue acompanhando nosso blog para mais informações.

Icon PontoDestaques

Erros mais comuns nos cuidados com o cabelo e como evitá-los

Beauty Friday: renove sua rotina capilar na Black Friday

Icon PontoMais Lidas

Icon PontoMais Buscados Hoje

Ver Mais

Voltar ao topo