Salão de Beleza da Amazon e a tecnologia de realidade aumentada

Dicas

Em abril de 2021, a empresa multinacional de tecnologia Amazon anunciou a inauguração de um salão de beleza. Localizado em Londres, no Reino Unido, o Amazon Salon traz uma novidade que tende a se tornar moda entre os cabeleireiros ao redor do mundo: a tecnologia de realidade aumentada.

A tecnologia de Realidade Aumentada (RA) ou Augmented Reality (AR) consiste na integração de informações virtuais com o mundo real. Ela permite visualizar simulações da realidade através de uma câmera e sensores de movimento.

Mas o que isso tem a ver com salões de beleza?

Esta tecnologia promete revolucionar o mercado de estética, pois possibilita que usuários testem possibilidades de um novo visual por meio de um aplicativo.

Ou seja, antes de decidirem mudar, os clientes conseguem visualizar como novos cortes ou cores de cabelo ficariam. 

O sistema é semelhante aos filtros do Instagram ou Snapchat, mas voltados para cabelo e unhas. Basta se posicionar na frente do tablet montado na parede que o aplicativo irá disponibilizar as opções de cortes e cores para o cabelo e para as unhas.

Reprodução: The Amazon Blog

O salão Amazon também oferece uma tecnologia de “apontar e aprender”, em que basta apontar para um produto, que suas informações e opções de compra vão aparecer no monitor mais próximo.

Mas, apesar de toda essa experiência high-tech, o salão conta com uma equipe profissional do mercado para realizar os procedimentos.

Reprodução: The Amazon Blog

Por que a Amazon decidiu abrir um salão de beleza?

Muitos devem conhecer a companhia pelo seu e-commerce, mas ela vai muito além disso. Ao lado de Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma das cinco maiores empresas de tecnologia no mundo.

Além do e-commerce, a empresa desenvolve computação em nuvem, streaming e inteligência artificial.

 

E qual a relação disso com o salão de beleza?

Bom, segundo a empresa, é apenas uma “loja experimental” para exibir novos produtos e testar tecnologias. Não existe intenção de abrir outras filiais desse segmento.

Por enquanto, o salão só atende funcionários da Amazon, mas a entrada de novos visitantes está sendo analisada ainda. A empresa possui também uma loja online que vende produtos de spa e salão de beleza no atacado para empresas do ramo.

Quem sabe salões 100% tecnológicos não se tornam o futuro do mercado de beleza e cosméticos? Você gostaria de experimentar? Fique atento ao nosso blog para mais novidades assim!

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