6 dicas para prolongar o efeito liso da progressiva
Alisamento
A escova progressiva é um dos procedimentos capilares mais populares no Brasil e, ainda que nenhum alisamento seja de fato definitivo, é possível prolongar os efeitos lisos e seus benefícios.
Um dos principais, trata-se da praticidade no cuidado dos cabelos lisos no dia a dia. Contudo, o efeito da progressiva dura cerca de 90 a 120 dias, de acordo com a quantidade de lavagens do cabelo e o crescimento da raiz, exigindo manutenções.
Por outro lado, esse tratamento químico altera a estrutura do fio e, muitas vezes, resulta em agressões aos fios e ao couro cabeludo. Por isso, é fundamental manter cuidados para aumentar a durabilidade do tratamento.
Nesse cenário, o profissional deve garantir a saúde dos fios e, assim, prolongar o efeito liso da progressiva. Essas dicas, para além do salão de beleza, acabam se tornando um diferencial na hora de conquistar a fidelidade de um cliente.
Dependendo do alisamento, é necessário esperar 48h antes de fazer a primeira lavagem no cabelo. É importante que o cabeleireiro confirme essa informação ao cliente para não comprometer o resultado.
Ademais, o efeito da escova de alisamento também sai de acordo com a quantidade de lavagens.
Por isso, uma boa recomendação é lavar em dias alternados, prolongando o efeito da escova. Além disso, é recomendado evitar água quente, pois ela pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo, exigindo mais lavagens.
2. PRODUTOS ESPECÍFICOS
O profissional pode indicar shampoos, condicionadores e máscaras SEM SAL específicos para cabelos lisos pós-progressiva.
Os produtos indicados são, principalmente, aqueles com o pH levemente ácido, já que produtos altamente alcalinos são incompatíveis com a química das progressivas.
Alerte o cliente para evitar shampoos antirresíduos, pois seu forte poder de limpeza pode interferir no efeito da progressiva.
3. FINALIZAÇÃO
Essa dica pode ser repassada tanto para as lisas de progressivas quanto para as lisas naturais. A finalização no cabelo é perfeita para controlar o frizz e definir a textura desejada.
No caso do efeito liso, um creme Leave-in, apenas no comprimento do cabelo, já é o suficiente. Mas pode utilizar também um Fluído Termo Ativo, que é um protetor térmico que ajuda a preservar a estrutura do cabelo.
Ambos os produtos protegem os fios de secadores ou chapinhas.
4. FORÇA EXTRA
Após a progressiva, muitos cabelos ficam mais frágeis. Por isso, recomenda-se fazer algum procedimento voltado para a nutrição, reposição de massa e saúde dos fios. Cauterização ou reconstrução capilar são exemplos de tratamentos.
O cabeleireiro que realiza progressivas deve oferecer também algum desses procedimentos de fortalecimento dos fios, para evitar que fiquem quebradiços.
5. HIDRATAÇÃO
Se você quer mesmo prolongar o efeito liso, aposte na hidratação!
O recomendado é realizar o procedimento a cada 15 dias para dar mais movimento aos fios e selar as cutículas capilares.
Sendo assim, recomende sempre máscaras nutritivas, visto que o cabelo pode ter perdido nutrientes e vitaminas com a química da escova progressiva.
6. NÃO EXAGERAR NOS PROCEDIMENTOS QUÍMICOS
O ideal é realizar a tintura ou descoloração antes da progressiva.
Contudo, caso ocorra o contrário, o cliente deve esperar cerca de 30 dias para realizar outro procedimento químico no cabelo, pós-progressiva (independente da escova de alisamento realizada).
Gostou?
Seguindo essas dicas da .Bela, você pode manter seus clientes informados e cada vez mais satisfeitos com o serviço. Continue nos acompanhando para mais dicas!