A transição capilar, em poucas palavras, consiste no abandono de químicas alisantes para dar espaço para o cabelo ondulado, cacheado ou crespo natural.
É um processo muito importante não só por deixar a química de lado, mas também por ser um momento de reconhecimento do próprio cabelo. Afinal, ela leva a um reencontro com os fios naturais e uma redescoberta da aparência e identidade!
A transição capilar é um processo longo e sensível para muitas mulheres, então, ela exige muita paciência e foco!
Assim, o papel do cabeleireiro é essencial durante a transição e vai muito além de cortar os cabelos. Um profissional que busca se destacar nesse meio ainda deve fornecer suporte emocional, orientar e acompanhar o processo.
Uma das abordagens para a transição capilar é o Grande Corte, ou Big Chop, em Inglês. Isso significa cortar, de uma única vez, todos os trechos do cabelo quimicamente alisados.
Esse é o método mais rápido de se livrar das partes com química do cabelo e, por isso, é a forma mais optada pelas mulheres. O Big Chop é uma alternativa ousada e leva a uma mudança muito mais impactante no visual, já que além de sumir com o efeito liso, ainda muda significativamente o comprimento do cabelo.
Por isso, vale lembrar: partir para o Big Chop deve ser uma decisão bem pensada e está longe de ser uma solução obrigatória para quem está em processo de transição capilar.
CORTES PERIÓDICOS
Uma alternativa menos radical que o Big Chop é cortar os cabelos aos poucos, periodicamente. Assim, você elimina a parte alisada sem pressa. O cabeleireiro pode recomendar boas técnicas de texturização dos fios, para uniformizar e disfarçar a aparência das duas texturas (natural e alisada).
Entre os métodos mais comuns de texturização temos fitagem estruturada, dedoliss, twist, coquinhos ou bigudinhos, por exemplo.
BOX BRAIDS
Outra forma de passar pela transição capilar em grande estilo é apostando nas Box Braids. A técnica de trançado é uma ótima opção para mudar o visual enquanto os fios naturais estão crescendo, tanto para mulheres quanto para homens.
Para quem não quiser encurtar o cabelo, é possível cortar a parte do cabelo com química e trançar as mechas naturais com fibras sintéticas (jumbo, kanekalon ou lã).
Essa técnica tem duração média de três meses e auxilia no crescimento dos fios sem danificá-los tanto.
QUANTO TEMPO DURA A TRANSIÇÃO CAPILAR?
A duração da transição capilar varia para cada indivíduo. Cada cabelo cresce em seu próprio ritmo e cada cliente realizará o processo no tempo que lhe for mais confortável. Os fios das mulheres tendem a crescer, em média, 1 ou 2 centímetros ao mês, mas isso depende de cada curvatura.
CUIDADOS COM A TRANSIÇÃO CAPILAR
Cabelos em transição ficam mais frágeis. Por isso, para evitar qualquer tipo de dano e garantir um crescimento saudável são necessários cuidados redobrados.
Então, segue aqui algumas dicas da Ponto Bela:
Manter a hidratação, nutrição e reconstrução em dia;
Seguir um Cronograma Capilar completo;
Aderir cortes de cabelo que valorizem a textura dos fios;
Muita paciência na hora de desembaraçar os fios (optar por um creme de pentear);
Pentear os cabelos ainda úmidos, para evitar quebras;
E o mais importante: proibido o uso de chapinhas!
Gostou?
Aqui na Ponto Bela trazemos conteúdos sobre todos os tipos de cabelo, para você encontrar tudo o que um cabeleireiro precisa saber para se tornar um profissional!