Como melhorar a experiência do cliente no meu salão?
Dicas
Ter clientes fiéis no mercado de beleza é uma ótima estratégia para economizar! Isso porque: conquistar um novo usuário é mais caro – e mais difícil – do que manter um atual. Sendo assim, surge a pergunta: Como melhorar a experiência do cliente no meu salão?
Dessa forma, o consumidor fiel se torna um promovedor da marca. Assim, ele pode indicar seu produto ou serviço, para família e amigos, e promover sua marca adiante. Logo, quanto maior for o número de recomendações, mais as suas vendas aumentam.
Uma das maneiras de fidelizar clientes, é melhorar a experiência dos mesmos dentro do salão de beleza.
Pensando nisso, a Ponto Bela trouxe algumas dicas para você:
Pode parecer óbvio, mas é importante estar de bom humor na hora de atender seu cliente.
O trabalho em salão de beleza envolve muito contato humano, de modo que isso acaba se tornando uma parte essencial do serviço.
ATENDIMENTO PERSONALIZADO
Muitos clientes esperam uma consulta detalhada em relação ao corte ou coloração do cabelo. Se possível, faça do seu salão uma referência em consulta de cor e estilo. Assim, seus clientes vão voltar sempre à sua marca, pois sabem que você oferece os melhores resultados, informações e tendências.
RELAXAMENTO NO LAVATÓRIO
O lavatório é parte de praticamente todos os serviços oferecidos por cabeleireiros.
Por isso, valorize esse momento para oferecer um diferencial ao cliente, como uma massagem no couro cabeludo. Faça isso com delicadeza, perguntando se a temperatura da água está agradável, e utilize movimentos suaves.
PONTUALIDADE
Ninguém gosta de ficar esperando! Portanto, se você atrasar mais do que o esperado, as demais clientes saem prejudicadas e, por vezes, insatisfeitas com o atendimento do seu salão.
OFEREÇA AO CLIENTE BEBIDAS E COMIDAS
Para surpreender, tenha à disposição bebidas como sucos, refrigerantes, chás, cervejas e até mesmo vinhos e espumantes.
Além disso, tenha opções de comidinhas como sanduíches, canapés ou salgados. Outra ótima dica é ter bebidas geladas durante o verão e bebidas quentes no inverno.
ESPAÇO DE ESPERA CONFORTÁVEL E AGRADÁVEL
Sem dúvidas é importante caprichar no sofá e no ambiente de espera! Ainda, se possível, coloque uma TV, acesso ao wi-fi e revistas atualizadas. Também ofereça sempre água, café, suco, bolachas ou balas.
SEJA PROFISSIONAL E ÉTICO
Dentro do salão, por mais que exista uma intimidade entre você e o cliente, é essencial manter uma relação profissional.
Também vale ressaltar que falar mal de colegas de trabalho, chefes e de outros clientes enquanto trabalha não é algo positivo. Essa situação pode gerar uma insegurança para seus clientes e passar uma má imagem sua.
Com essas dicas, você pode melhorar a experiência de seus clientes em seu salão de beleza. Além disso, pode fidelizá-los, conquistar novos clientes e criar uma boa reputação para o seu negócio!
Para mais dicas de como ser um cabeleireiro profissional de sucesso, acesse mais conteúdos no blog da Ponto Bela.