Impactos do coronavírus no setor de beleza

Dicas

O setor de produtos de beleza foi um dos poucos sobreviventes à crise do coronavírus, chegando até a crescer e se destacar nesse período. Mas é preciso se preparar para o cenário de 2021 e saber em quais produtos investir, para correr atrás do prejuízo.

CENÁRIO ATUAL DURANTE PANDEMIA

No setor da beleza, por um lado, os salões (espaços físicos), não considerados serviços essenciais, foram muito prejudicados.

Segundo a Associação Brasileira de Salões de Beleza, cerca de 30% dos estabelecimentos de beleza encerraram suas atividades em 2020. Por isso, alguns profissionais optaram pelo atendimento particular na casa dos clientes, chamado popularmente de “salão de beleza delivery”.

Por outro lado, nos últimos anos, o Brasil se tornou o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo.

Mas não para por aí! Mesmo durante a pandemia do COVID-19, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) cresceu, fechando 2020 com alta de 5,8%. Tudo isso graças ao crescimento do e-commerce e ao marketing digital.

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MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

A necessidade do isolamento social fez com que as pessoas passassem a maior parte do tempo em casa. Assim, os cuidados com a aparência foram deixados de lado, visto que não haveria contato com outros ciclos sociais, seja no lazer ou no trabalho.

Dessa forma, podemos destacar as mudanças nos hábitos de consumo e de cuidado pessoal como principal fator impactante neste mercado:

  • Aumento nos cuidados com a higiene – evitar o contágio do coronavírus se tornou prioridade na rotina da população mundial, assim, produtos destinados à higiene pessoal estão em ascensão. Com destaque para álcool em gel e sabonetes líquidos ou em barra;
  • Queda na venda de produtos para cabelo – diminuição na lavagem e cuidados especiais com cabelo. Porém, a tendência é que a venda volte a crescer no período pós-pandemia;
  • Queda na venda de cosméticos coloridos – aqui estão inclusos maquiagens e esmaltes, os quais se tornaram menos relevantes no período de isolamento social;
  • Ascensão da skincare – o uso excessivo de desinfetantes na rotina de higiene pode ressacar a pele, por isso, a venda produtos hidratantes e esfoliantes corporais cresceu muito;
  • Evolução da beleza limpa – este conceito abrange os produtos orgânicos, livres de toxinas, com embalagens sustentáveis e SEM testes em animais. Tudo isso relacionado à transparência da empresa com o cliente, visto que os valores de uma marca nunca foram tão importantes para o consumidor.

 

O blog da .Bela está sempre atualizado nas notícias do mundo da beleza e dos cosméticos. Confira mais dicas e novidades em nosso blog para garantir o sucesso do seu negócio!

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