Apesar de ser um dos procedimentos capilares mais comuns no Brasil, ainda existem muitas dúvidas em torno da escova progressiva. Principalmente, em relação aos seus efeitos colaterais e confusões com outros procedimentos.
Pensando nisso, a .Bela respondeu as maiores dúvidas sobre progressiva para você!
Escovas progressivas são um tratamento químico que altera a estrutura interna dos fios. Dessa forma, é impossível passar por um procedimento desses sem que haja agressões ao cabelo ou ao couro cabeludo.
Então, no geral, não, a progressiva não é boa para a saúde do cabelo.
Mas não se preocupe! Você pode optar por escovas progressivas orgânicas. Ainda novidade no mercado, esse tipo de progressiva é feito com ativos 100% naturais, evitando a agressão aos fios e ao couro cabeludo.
A maioria das progressivas são ácidas, por isso, são totalmente incompatíveis com químicos alcalinos. Dentre eles, guanidina, tioglicolato de amônia, hidróxido de sódio e henê.
O recomendado é esperar cerca de 5 meses após a realização da progressiva para entrar em contato com um desses químicos, pois a reação entre eles pode quebrar os fios na mesma hora.
3. Quem tem progressiva pode fazer botox capilar?
Não só pode, como é recomendado! O botox capilar destina-se para o tratamento interno dos fios, que hidrata e fortalece o cabelo.
Ademais, ele preenche a fibra dos fios, fazendo com que eles recuperem seu brilho e elasticidade. É a técnica perfeita para garantir a saúde capilar.
Assim, este tratamento é indicado para cabelos danificados devido ao uso frequente da chapinha ou da realização de outros tratamentos químicos, como progressiva ou coloração.
4. Progressiva é melhor que selagem?
Isso depende do efeito que você quer. Dessa forma, se você deseja alisar o cabelo, a progressiva é a melhor opção.
Agora, se você está à procura de um procedimento para manter a saúde dos fios, a selagem é melhor, já que ela promove a reestruturação dos fios e a reposição de nutrientes em cabelos quebradiços e danificados, sem ativos de alisamento.
5. Progressiva é química?
Sim! Ademais, todo e qualquer procedimento que altere a estrutura dos fios é um tratamento químico.
6. Quem faz esse procedimento pode pintar o cabelo?
Pode! Desde que espere cerca de 30 dias depois de realizar o procedimento. Mas, o ideal é realizar a coloração antes da progressiva.
7. Quando preciso retocar?
Isso depende do tipo de escova que você optar e do crescimento do seu cabelo, mas, em média, a progressiva dura cerca de 90 a 120 dias.
8. Grávidas e lactantes podem realizar o procedimento?
Tudo o que contém formol ou amônia, por exemplo, deve ser evitado, especialmente na gestação e na amamentação, incluindo a progressiva.
Além disso, no caso da progressiva orgânica, é recomendável procurar orientação médica antes de realizar o procedimento.
9. Progressiva dá caspa?
Por ser um produto ácido, sua mistura com o aquecimento do secador e da chapinha pode resultar na descamação do couro cabeludo, chamada de caspa.
A reação é uma maneira do organismo renovar o couro cabeludo. E aqui podemos citar outra vantagem da progressiva orgânica: a dosagem ideal de ácido evita essa descamação.
10. Qual escova progressiva é melhor?
Como comentamos no decorrer deste artigo, a .Bela aposta na progressiva orgânica! Sua fórmula é 100% natural e garante a saúde dos fios e do couro cabeludo. Além disso, ela não arde os olhos durante a aplicação.
Ainda tem dúvidas sobre progressiva? Manda aqui que a gente responde!