Ainda assim, os ruivos não são muito estudados por profissionais, considerando que menos pessoas possuem esses cabelos, em comparação a loiros e morenos.
Pensando nisso, a Ponto Bela trouxe um guia completo sobre ruivas. Dessa maneira, você pode se inspirar e entender como cuidar das clientes, além de garantir que a cor fique bonita por muito mais tempo!
Quando o assunto é cabelo ruivo, os especialistas são unânimes em afirmar que a cor combina com todo tipo de pele e estilo. Os ruivos podem ganhar tonalidades acobreadas e ficarem divinos em peles negras, enquanto também podem receber tonalidades quentes e ficarem perfeitos em peles brancas.
Por isso, incentive suas clientes a apostarem nos ruivos sem medo de errar, quando decidirem mudar o tom.
TONALIDADES DE RUIVOS:
Primeiramente, é importante considerar a cor natural do cabelo. Isso pode interferir na tonalidade escolhida e a descoloração dos fios pode ser necessária.
Confira a seguir os principais tons de cabelos ruivos para saber qual indicar para suas clientes:
Ruivo claro: Requer tintas com a pigmentação voltada para o acobreado. Tonalidades de números 8.4 e 8.44 são as mais recomendadas;
Mechas: Podem ser iluminadas, para realçar a beleza dos fios. Em peles escuras, mechas de tons acobreados são uma opção muito criativa;
Ruivo escuro: O preferido das mulheres! Borgonha é a tonalidade mais escolhida, já que ela leva pigmentos mais voltados para o roxo, enquanto as tintas de tonalidades ruivas escuras levam a pigmentação cobre com o fundo marrom;
Tonalidades vibrantes: Tons fantasia também são muito utilizados nos cabelos ruivos, como os cabelos ruivos cereja, com a pigmentação mais avermelhada, ou o laranja fantasia, que é uma mistura de cores para chegar à cor ideal.
Além dessas dicas, você pode contar com o estudo da Colorimetria para achar a coloração ideal para cada cliente. Assim, é possível garantir um atendimento super profissional e personalizado.
HIDRATAÇÃO EM CABELOS RUIVOS
Apesar do sucesso que os cabelos ruivos fazem, é importante hidratar os fios para que a cor fique bonita por muito mais tempo.
Dessa forma, como cabeleireiro profissional, você pode recomendar produtos que recuperam cabelos quimicamente tratados, como máscaras de hidratação. Elas intensificam o brilho e sua duração até a próxima manutenção, independente da cor ou tonalidade escolhida.
MATIZAÇÃO PARA CABELOS RUIVOS
Diferente do que você pode pensar, os cabelos ruivos, vermelhos e acobreados também precisam da matização para se manterem bonitos e vibrantes.
Ainda é importante ressaltar que esse procedimento deve ser realizado no salão de beleza, por profissionais. Diante disso, a matização reforça os pigmentos e intensifica o brilho da cor que já desbotou.
Um cabeleireiro profissional deve estar preparado para tirar as mais diversas dúvidas de seus clientes! Confira mais dicas assim em nosso blog!