Entenda a diferença, as vantagens e as especificações de cada tipo de alisamento antes de escolher o seu!
Apesar de não ser um padrão de beleza, cabelos lisos ainda são muito desejados. Seja pela preferência do estilo, ou pela praticidade do dia a dia, já que o cuidado com cabelos lisos é mais prático e rápido.
Contudo, é importante lembrar que cada tipo de cabelo exige um cuidado especial.
Assim, a Ponto Bela traz curiosidades sobre os diferentes tipos de alisamento e algumas dicas para manter os cabelos lisos.
Indicação: cabelos lisos volumosos, ondulados e cacheados.
Princípio ativo: 0,2% de formol, concentração máxima permitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A progressiva é o método mais tradicional para alisamento capilar. Ela reduz o volume e o frizz dos cabelos, porém não tem o mesmo efeito em cabelos crespos.
Trata-se de um tipo de escova feito de modo gradual, ou seja, a cada vez que você realiza o processo, mais lisos ficam os fios. Ademais, seu efeito é temporário e sai de acordo com a quantidade de lavagens. Geralmente, o procedimento dura entre 90 a 120 dias.
ESCOVA DEFINITIVA
Indicação: cabelos ondulados, cacheados e crespos.
Princípio ativo:hidróxido de sódio, guanidina ou tioglicolato de amônia.
A escova definitiva é um processo mais intenso, que atua na estrutura interna dos fios. Dessa maneira, seu efeito extremamente liso é permanente, mas exige hidratações regulares.
Em tese, nenhum alisamento é definitivo, já que todos exigem manutenção após o crescimento do cabelo, para alisar a raiz.
ESCOVA INTELIGENTE
Indicação: todos os tipos de cabelos.
Princípio ativo: tioglicolato de amônia.
Este é um método inovador, perfeito para alinhar, diminuir o frizz e reduzir o volume, com um efeito mais natural. A escova inteligente atua de forma suave, sem desbotar ou fragilizar os fios.
O seu efeito é temporário e dura cerca de 3 a 4 meses. Contudo, ainda que seja bastante parecida com a progressiva, o diferencial da escova inteligente é que ela pode ser aplicada em cabelos já com química, como tintura ou mechas.
ALISAMENTO POR RELAXAMENTO CAPILAR
Indicação: cabelos cacheados e crespos
Princípio ativo:hidróxido de sódio, guanidina ou tioglicolato de amônia.
O relaxamento pode alisar os fios completamente, ou promover a abertura dos cachos, deixando-os mais soltos e menos volumosos. Assim, é um processo menos agressivo, que também oferece mais naturalidade.
Seu efeito dura cerca de 6 a 8 meses. Contudo, vale lembrar que é necessário refazer o procedimento para retocar a raiz, conforme o cabelo for crescendo.
ESCOVA PROGRESSIVA ORGÂNICA
Indicação: todos os tipos de cabelo
Princípio ativo: extrato de quiabo, aloe vera, proteína hidrolisada de trigo, ácido lático e óleo de rícino.
Novidade no mercado, esta escova oferece todos os benefícios de uma progressiva comum. Porém, sem químicas agressivas ou formol em sua composição. Dessa forma, sua fórmula é 100% orgânica e natural, sem agridir os fios, evitando também oleosidade excessiva e a descamação do couro cabeludo.
Ademais, seu efeito é de 90 a 120 dias e é necessário retocar as raízes.
A LePrö Cosmetics, por exemplo, oferece a Máscara Organic Single Pass. Assim como a Bambu Therapy, da Uniquer Professional. Essas são uma possibilidade de realizar a escova progressiva sem químicas agressivas em sua composição.
Para mais dicas sobre alisamento, e sobre o mundo da beleza, acompanhe o blog da Ponto Bela!