A persona é uma personagem semi-fictícia, baseada em informações dos seus clientes reais. Assim, ela representa o cliente ideal para o seu salão de beleza e ainda é fundamental para suas ações de marketing.
Isso porque: é importante saber exatamente quem você quer atingir, a fim de que tenha ótimos resultados na atração de clientes.
Exemplo de persona:
Nome: Jéssica;
Idade: 35 anos;
Casada, possui 2 filhos;
Cargo: trabalha como gerente de uma loja de roupas e acessórios e, além disso, é responsável pelas vendas.
Detalhes: adora moda e está sempre por dentro das tendências de roupas e beleza. Também ama acompanhar novidades no Instagram e no Pinterest, assim como tratamentos e serviços que valorizam sua beleza.
Rotina: sua rotina é corrida. Portanto, ela otimiza ao máximo seu tempo, já que se divide entre cuidar dos filhos e gerenciar a loja.
Todos esses detalhes te ajudam a entender o que a sua persona gosta, além dos seus hábitos.
Como resultado, você pode fazer estratégias de marketing que realmente tragam resultados para o seu salão de beleza, além de oferecer serviços que façam a diferença para o seu cliente ideal.
PERSONA X PÚBLICO ALVO
O público alvo é focado somente em dados demográficos e socioeconômicos. Logo, exclui hábitos e características que as personas possuem.
Ele é definido por:
Estado civil;
Formação;
Gênero;
Faixa etária;
Profissão;
Região do país.
Já a persona, cria um personagem mais completo. A partir dela, você sabe exatamente com quem está falando.
Isso ajuda muito na hora de criar promoções que realmente sejam atraentes para o seu público.
COMO CRIAR UMA PERSONA PARA SEU SALÃO?
Criar uma persona para o seu salão de beleza não pode ser feito por meio de palpites. Dessa forma, é importante que você faça a coleta de dados com seus clientes para entender o perfil deles:
Idade
Gênero
Escolaridade
Trabalho
Rotina
Quais são suas principais responsabilidades e objetivos?
Se sentir bonito(a) é importante para você?
O que você procura em um salão de beleza?
O que faz você voltar em um salão de beleza?
O que você não gosta em um salão de beleza?
Você utiliza redes sociais? Quais?
Qual é o melhor dia da semana para você ir ao salão?
Esses são apenas alguns exemplos para te guiar na hora de criar a persona do seu salão. Com isso, o importante é que você faça perguntas que sejam relevantes.
Como resultado, você facilita a criação de estratégias de marketing, além dos investimentos em serviços e produtos para a sua persona.
Após criar sua persona, confira aqui na Ponto Bela a importância do Instagram para cabeleireiros e diversos outros conteúdos, para te auxiliar na divulgação do seu salão de beleza!