Persona para o meu salão de beleza: Por que criar?
Meu salão

O marketing digital para salão de beleza é muito importante para atrair novos clientes. Logo, é preciso criar uma PERSONA para dar início a sua estratégia.
Mas, afinal, o que é uma persona? A Ponto Bela te explica:
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O QUE É PERSONA?
A persona é uma personagem semi-fictícia, baseada em informações dos seus clientes reais. Assim, ela representa o cliente ideal para o seu salão de beleza e ainda é fundamental para suas ações de marketing.
Isso porque: é importante saber exatamente quem você quer atingir, a fim de que tenha ótimos resultados na atração de clientes.
Exemplo de persona:
- Nome: Jéssica;
- Idade: 35 anos;
- Casada, possui 2 filhos;
- Cargo: trabalha como gerente de uma loja de roupas e acessórios e, além disso, é responsável pelas vendas.
- Detalhes: adora moda e está sempre por dentro das tendências de roupas e beleza. Também ama acompanhar novidades no Instagram e no Pinterest, assim como tratamentos e serviços que valorizam sua beleza.
- Rotina: sua rotina é corrida. Portanto, ela otimiza ao máximo seu tempo, já que se divide entre cuidar dos filhos e gerenciar a loja.
Todos esses detalhes te ajudam a entender o que a sua persona gosta, além dos seus hábitos.
Como resultado, você pode fazer estratégias de marketing que realmente tragam resultados para o seu salão de beleza, além de oferecer serviços que façam a diferença para o seu cliente ideal.
PERSONA X PÚBLICO ALVO
O público alvo é focado somente em dados demográficos e socioeconômicos. Logo, exclui hábitos e características que as personas possuem.
Ele é definido por:
- Estado civil;
- Formação;
- Gênero;
- Faixa etária;
- Profissão;
- Região do país.
Já a persona, cria um personagem mais completo. A partir dela, você sabe exatamente com quem está falando.
Isso ajuda muito na hora de criar promoções que realmente sejam atraentes para o seu público.
COMO CRIAR UMA PERSONA PARA SEU SALÃO?
Criar uma persona para o seu salão de beleza não pode ser feito por meio de palpites. Dessa forma, é importante que você faça a coleta de dados com seus clientes para entender o perfil deles:
- Idade
- Gênero
- Escolaridade
- Trabalho
- Rotina
- Quais são suas principais responsabilidades e objetivos?
- Se sentir bonito(a) é importante para você?
- O que você procura em um salão de beleza?
- O que faz você voltar em um salão de beleza?
- O que você não gosta em um salão de beleza?
- Você utiliza redes sociais? Quais?
- Qual é o melhor dia da semana para você ir ao salão?
Esses são apenas alguns exemplos para te guiar na hora de criar a persona do seu salão. Com isso, o importante é que você faça perguntas que sejam relevantes.
Como resultado, você facilita a criação de estratégias de marketing, além dos investimentos em serviços e produtos para a sua persona.
Após criar sua persona, confira aqui na Ponto Bela a importância do Instagram para cabeleireiros e diversos outros conteúdos, para te auxiliar na divulgação do seu salão de beleza!
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