A oleosidade capilar é um incômodo frequente. Em algum momento, um cliente já deve ter te perguntado por que seu cabelo está tão oleoso.
Pensando nisso, a Ponto Bela trouxe possíveis respostas para essa questão, de forma a manter seus clientes informados e aumentar a sua confiança em seu trabalho como cabeleireiro.
Na TPM, menopausa, gravidez, ou qualquer outra mudança hormonal, é frequente reparar que o cabelo está mais oleoso.
Geralmente, esses períodos são transitórios e, com o tempo, o cabelo acaba voltando ao normal. Contudo, caso a oleosidade persista, o ideal é consultar um endocrinologista para analisar a origem do problema.
2. EXCESSO DE UMIDADE E CALOR
O hábito de dormir com cabelos úmidos ou molhados pode causar a proliferação de bactérias no couro cabeludo, que deixam a região oleosa. Esse costume é tão prejudicial que pode, até mesmo, causar problemas mais sérios como caspa e a dermatite seborreica.
Além disso, lavar o cabelo com água muito quente permite que o calor, em contato com o couro cabeludo, estimule as glândulas sebáceas a produzir mais oleosidade. Dessa forma, essa temperatura durante o banho cria o efeito contrário ao desejado e ainda resseca a pele.
Pelos mesmos motivos, quem tem cabelo oleoso deve evitar usar ferramentas de calor como: chapinha, babyliss ou secador, muito próximos da raiz.
3. ESTRESSE
Períodos de grande estresse ou preocupações podem gerar oleosidade no cabelo, já que alterações no sistema nervoso aumentam a produção de gordura pelo couro cabeludo.
Outra alteração comum durante esses períodos é o aumento da quantidade de suor produzido, que também contribui para o aumento da oleosidade no cabelo. Assim, nesses períodos delicados, o recomendado é consultar um dermatologista e buscar formas de relaxar e tranquilizar a mente.
4. MEXER DEMAIS NOS CABELOS
Mexer constantemente no cabelo também causa oleosidade excessiva, porque as nossas mãos, por mais limpas que pareçam, sempre carregam gorduras e sujeiras invisíveis que passam para os fios.
5. EXCESSO DE PRODUTOS E SHAMPOOS ERRADOS
Na hora de aplicar o condicionador, máscara ou o finalizador, evite aproximar os produtos da raiz, já que isso pode causar excesso de oleosidade na região. Assim, o ideal é aplicá-los nas pontas, da orelha para baixo.
Usar um shampoo muito hidratante, específico para cabelos secos, também pode causar o efeito contrário, porque ele não remove a oleosidade dos seus fios. Contudo, uma fórmula adstringente (que combate óleos) pode ressecar demais os fios.
Dessa maneira, são indicados os shampoos anti-oleosidade com fórmulas balanceadas.
6. USAR ACESSÓRIOS COM FREQUÊNCIA
Quem tem cabelos oleosos deve evitar usar chapéus, toucas ou acessórios que abafam o couro cabeludo, já que isso pode causar a transpiração do local. Ademais, a má oxigenação e luminosidade podem proliferar o crescimento de bactérias na região.
Cabeleireiros profissionais também são fontes de informação para seus clientes. Por isso, mantenha-se atualizado no mundo da beleza com a Ponto Bela e confira 8 dicas de como cuidar de cabelos oleosos.