Que cabeleireiro nunca recebeu clientes querendo mudar a cor do cabelo para inovar o visual? Para atender essa demanda popular, deve-se analisar a necessidade de tintura ou tonalizante.
Muitas pessoas não sabem a diferença entre os produtos e isso interfere diretamente no efeito desejado. Apesar de possuírem a mesma função, a coloração, é importante saber suas especificidades para conquistar a cor desejada.
Para a cliente ficar satisfeita com a transformação, é importante entender quais são os seus objetivos.
Cobrir os fios brancos? Realçar a cor natural? Mudar a cor radicalmente?
Pensando nisso, a Ponto Bela separou as principais diferenças entre tintura e tonalizante:
A tintura, ou coloração permanente, é um produto que contém amônia e, por isso, é capaz de abrir as escamas capilares, alterando a estrutura do fio, e fazendo com que uma nova cor seja absorvida por ele.
Assim, por agir dentro da fibra capilar, a tintura é capaz de mudar o tom do cabelo de maneira permanente com durabilidade maior. Além disso, é possível cobrir 100% dos fios brancos com esse produto.
Dessa forma, as tinturas são perfeitas para quem busca mudanças radicais como, por exemplo, morenas que decidem clarear os fios, loiras que desejam deixar os cabelos pretos, ou até mesmo pintar o cabelo inteiro de azul.
Também é importante levar em consideração que, como a mudança promovida na cor dos cabelos é permanente, à medida que eles vão crescendo, é preciso realizar retoques na raiz para deixar a cor do cabelo homogênea.
Ademais, vale lembrar que é recomendado esperar cerca de 30 dias, antes de realizar outro procedimento químico, como a progressiva.
TONALIZANTE
O tonalizante é uma coloração semipermanente, sem amônia, indicada para quem deseja reavivar a cor dos cabelos com brilho extra.
Além disso, a duração da coloração e a cobertura dos fios são um pouco menos intensas do que a tinta, por exemplo, e não são capazes de cobrir os fios brancos.
O produto não penetra na fibra capilar, se concentrando na cutícula do fio e, por isso, oferece um resultado mais superficial e com menor durabilidade do que a tinta.
Então, o tonalizante é perfeito para quem deseja uniformizar e intensificar a cor, escurecer alguns poucos tons ou trazer reflexos avermelhados em cabelos castanhos, por exemplo.
Além disso, por ser livre de amônia ou qualquer substância incompatível com procedimentos químicos, pode ser aplicado com segurança em cabelos que possuam processos como alisamento ou progressiva.
QUANDO DEVO APLICAR TINTURA OU TONALIZANTE?
Mesmo que você já saiba a diferença entre tintura e tonalizante, pode estar em dúvida sobre qual é o produto mais indicado para cada caso. Assim, na hora de escolher, é importante fazer algumas perguntas básicas:
Qual é a cor atual do cabelo da cliente e em que cor ela pretende chegar?
O cliente possui muitos cabelos brancos?
Os cabelos estão muito danificados ou passaram por muitos processos químicos?
Por quanto tempo ela deseja manter a nova cor?
No geral, a tintura é mais recomendada para:
Cobrir cabelos brancos;
Mudanças extremas;
Manter a nova cor por um longo tempo.
Já o tonalizante é a escolha ideal para:
Disfarçar os poucos cabelos brancos que tem, sem alterar a cor natural;
Reavivar a cor natural dos seus fios ou fazer mudanças menos radicais;
Quem quer alterar a cor do cabelo, mas os fios estão muito danificados por outros procedimentos químicos;
Mudança na coloração que não seja tão definitiva.
Procure responder essas questões antes de utilizar tintura ou tonalizante, vai ser bem fácil e prático, pode confiar!
A Ponto Bela sempre traz dicas, novidades e tendências sobre o mundo capilar. Continue acompanhando nosso blog!